segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
domingo, 20 de dezembro de 2009
Já podes ver todas as fotos da festa de Natal da AAG
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
sábado, 12 de dezembro de 2009
Convocatória: Assembleia-Geral de Alunos
Assembleia-geral de Alunos Extraordinária
A Mesa da Assembleia Geral de Alunos da Associação Académica da Guarda, vem por este meio convocar uma Assembleia Geral de Alunos Extraordinária, a ter lugar no auditório da Associação Académica da Guarda, no dia 15 de Dezembro de 2009 (Terça-feira), pelas 22h:00 com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto 1- Proposta do calendário Eleitoral para as Eleições dos novos
Corpos Sociais da AAG 2009/10;
Ponto 2 – Proposta do Regulamento Eleitoral;
Ponto 3 – Outros assuntos;
Contamos com a tua presença,
Saudações Académicas,
P`lo Presidente da AGA
David Fonseca
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Acção de Formação de Andebol - IPG
Programa:
9.00H - Abertura do Secretariado
9.30H - Sessão de Abertura
10.00H - Inicio da acção de Formação com Prof. Dr. Rolando Freitas
11.00H - Intervalo
11.15H - Reinicio da Acção
12.00H - Debate
12.30H - Almoço
14.30H - Parte Prática no Pavilhão dos Serviços da Acção Social
17.00h - Encerramento da acção com entrega de certificados
Preços : 2.50€
Destinatários: Comunidade em Geral
Inscrições/informações
Instituto Politécnico da Guarda
Gabinete de Formação Cultura e Desporto
Edifício CentralTel. 271 220 111 Fax. 271 222 690
E-mail: gfcd@ipg.pt
www.ipg.pt /gfcd
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Cartazes Semana do Caloiro Guarda e Seia 2009
(clicar nas imagens para aumentar)
AAG na Imprensa

Sem dívida à TMN, Associação recebe conta de hotel
A Associação Académica da Guarda (AAG) já resolveu a situação da dívida à TMN – Telecomunicações Móveis Nacionais, um processo que durava há vários anos. Com este problema solucionado, surgiu entretanto outra dívida para pagar, referente ao ano de 2005, no valor de 4.114,40 euros. Uma conta apresentada pelo Hotel Turismo da Guarda, que, segundo a direcção da Academia, chegou há poucos dias à sede da Associação. Uma má noticia que veio estragar os planos da AAG, presidida por Marco Loureiro, que pretendia liquidar todas as dívidas até ao final do ano.
Em conferência de imprensa, realizada na passada sexta-feira, dia 16, a direcção da Academia da Guarda anunciou que “já foi concluído o processo judicial colocado pela TMN contra a Associação Académica”. Um processo que se arrastava há cerca de cinco anos e que se devia ao facto da AAG dever à TMN cerca de 12 mil euros, dos quais quatro mil em chamadas. Os restantes oito mil euros diziam respeito a juros e à quebra de contrato.
“Após várias tentativas, esta direcção da AAG foi a única que conseguiu resolver o processo, conseguindo chegar a um acordo com a TMN, do qual saíram contentes as duas entidades”, revela Marco Loureiro, acrescentando que “mais uma vez, esta Direcção consegue limpar o nome da AAG e trazer novamente a credibilidade da Academia da Guarda, transmitindo, assim, responsabilidade, honestidade e segurança à Cidade, que também representamos”.
A Associação saldou a dívida de quatro mil euros relativa às chamadas telefónicas, acabando por ser perdoado o valor restante pela operadora de telemóveis. Fica agora por resolver mais uma dívida de quatro mil euros, que veio alterar o que estava planeado pela AAG.
“Muita gente vê o associativismo como uma porta de lucro e de projecção pessoal”
Marco Loureiro e Márcio Moreira (tesoureiro da AAG) responsabilizam anteriores dirigentes da Associação, dando conta que a actual direcção já pagou mais de 44 mil euros. Segundo os mesmos responsáveis, actualmente, a Academia tem uma dívida de cerca de 11.500 euros: “Neste momento, a dívida da Associação Académica é somarmos 7.500 aos 4.114 euros do Hotel Turismo”.
“Em Novembro de 2006, a direcção da Associação na altura dizia que não havia dúvidas, mas afinal não era verdade. Para além daquelas que tivemos de pagar, esta dívida [do Hotel Turismo] é mais uma prova viva, que não estava em relatório de contas”, revela Márcio Moreira. “Ainda nos chega mais uma dívida para pagarmos. Achamos isto vergonhoso e indecente”, frisa Marco Loureiro.
O presidente da AAG lamenta o comportamento de antigos dirigentes, considerando que “muita gente vê o associativismo como uma porta de lucro, de projecção pessoal e de poleiro para ter um trabalho”.
Associação investiu quatro mil euros em sistema de som para auditório
O sistema de som representa um investimento de quase quatro mil euros, financiado em 70 por cento pela Associação e os restantes 30% pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
O aniversário foi comemorado ontem, dia 20, com um programa que incluiu, além da inauguração do sistema de som, outras iniciativas ao longo da tarde e noite.
As actividades começaram com uma sessão solene de boas vindas aos novos alunos no auditório dos Serviços Centrais do IPG, seguida de um Porto de Honra na cantina, com bolo de aniversário da AAG e actuação da Egitúnica e Ftuna. A inauguração do novo sistema aconteceu por volta das 22 horas, altura em que houve actuação da Copituna D’Oppidana. A encerrar o programa, foi realizado um espectáculo de raio laser e de fogo-de-artifício, seguindo a animação com a actuação dos 100 Ensaios no Bar Bacalhau.
O “AAG Integra”, com várias ofertas, é o novo projecto da Associação Académica da Guarda, que passa a estar disponível a partir desta semana. Inserido no cartão de sócio 2009/2010, o “AAG Integra” dá mais de 180 regalias aos associados da Associação, “originando ao mesmo tempo uma integração na cidade da Guarda”.
Ao adquirir o cartão, o aluno pode ter descontos em vários estabelecimentos comerciais da Cidade, nas áreas da restauração, lazer, desporto, vestuário e saúde. A novidade é que este projecto não é apenas local, mas também nacional. Os estudantes da Guarda têm acesso a descontos noutras cidades, mas também os alunos sócios de outras associações de universidades e politécnicos do País associadas a este projecto terão os mesmos descontos se se deslocarem à Guarda. “Este é um projecto bastante ambicioso, mas que temos a certeza que vai ajudar em muito financeiramente os estudantes”, afirma Marco Loureiro, presidente da Associação.
domingo, 25 de outubro de 2009
AAG na Imprensa
Dívidas não largam Associação Académica

«Os dirigentes que nos antecederam desde 2005 abriram um buraco gigantesco na AAG que nós estamos a resolver. Mas, infelizmente, ainda hoje somos confrontados com dívidas, como a do hotel, que não constavam dos seus relatórios de contas», refere Marco Loureiro, presidente da associação académica, que representa os 3.600 estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). No caso da TMN, o dirigente esclareceu que o assunto estava em tribunal, mas que, «fruto do diálogo encetado com a empresa por esta direcção», foi encontrada uma solução. «Pagámos uma parte do valor total das chamadas em dívida e a operadora perdoou os juros de mora e a penalização referente à quebra de contrato», disse, revelando que, só em chamadas, a associação devia 4.500 euros desde 2005.
Segundo Márcio Moreira, tesoureiro, a AAG deve actualmente cerca de 7.500 euros à empresa que organiza as semanas académicas e 4.114 euros reclamados agora pela unidade hoteleira. «Esta dívida vem estragar-nos as contas e inviabilizar a aquisição de uma carrinha, pois devemos ser a única associação académica do país que não tem meio de transporte próprio”, lamenta o responsável, acrescentando que a direcção – cujo segundo mandato termina no final do ano – já pagou «44 mil euros dos 55 mil que a associação devia quando chegámos». De resto, os dirigentes anteriores não foram poupados: «Não podemos accionar os tribunais porque os relatórios de contas foram aprovados e os directores não podem ser responsabilizados individualmente. Caso contrário, havia dois ou três meninos que iam dentro», afirmou Marco Loureiro.
Os dirigentes visaram directamente os mandatos de Sérgio Raposo, Nuno Silva e Sérgio Pinto, a quem acusaram de ter usado o associativismo académico para alcançar «outros “poleiros” profissionais e políticos».
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
domingo, 27 de setembro de 2009
AAG na Imprensa
Associação Académica da Guarda critica política do Governo para o ensino superior
Recorde-se que este ano entraram, na primeira fase, mais 40 alunos (420) em relação ao ano anterior (380), tendo conseguido o IPG uma colocação em 52% das vagas existentes para este ano. «A Associação Académica da Guarda, acredita que a segunda fase de candidatura, vai trazer muitos mais alunos ao IPG, devendo chegar a um preenchimento de 88% das vagas abertas para este ano lectivo», pode ler-se no referido comunicado.
AAG na Imprensa
Associação Académica criou “Kit do caloiro”
A direcção da Associação Académica (AAG) preparou um “Kit do caloiro”, que engloba várias ofertas de brindes, um DVD Interactivo (onde dá a conhecer a Academia e a cidade da Guarda), um cartão de sócio com mais de 150 descontos e, ainda, o passaporte do caloiro, que dará entrada gratuita na Semana do Caloiro 2009.
Durante os dias de inscrição, a AAG mobilizou uma equipa para dar apoio aos estudantes, criando, assim, uma integração e, ao mesmo tempo, interacção dos novos alunos com os já alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
AAG espera preenchimento de 88% das vagas
A Associação Académica faz um balanço positivo da primeira fase de acesso ao ensino superior, destacando que este ano entraram mais 40 alunos em relação ao ano anterior no IPG, num total de 420. “Este resultado deve-se, sem dúvida, ao trabalho realizado pela Presidência do IPG em conjunto com a Associação Académica da Guarda, que têm conseguido passar para o exterior uma boa imagem do Instituto, quer a nível cultural, social, desportivo e formativo, mostrando que no Interior também existe uma boa formação, construindo, assim, um futuro académico bastante promissor para os alunos que escolhem o IPG e a cidade da Guarda para tirarem o seu curso superior”, considera o presidente da AAG, Marco Loureiro.
Apesar desta subida no número de colocados, a Associação continua a lançar muitas críticas ao Governo. Marco Loureiro lamenta que o Governo continue a não querer construir “uma verdadeira rede de ensino nacional, que procure de verdade dar respostas e escolhas aos candidatos ao ensino superior, para que estes não sejam levados a escolher apenas as universidades e politécnicos mais próximos do Litoral, contribuindo, assim, para uma profunda desertificação do Interior”.
A Associação Académica da Guarda acredita, no entanto, que a segunda fase de candidatura irá trazer muitos mais alunos ao IPG, “devendo chegar a um preenchimento de 88% das vagas abertas para este ano lectivo”.
sábado, 19 de setembro de 2009
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Info- AAG: Matrículas 2009/10
1 - Candidatos colocados na 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 14 a 18 de Setembro de 2009;
2 - Candidatos colocados na 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 12 a 16 de Outubro de 2009;
3 - Candidatos admitidos através dos Concursos Especiais de 14 a 18 de Setembro de 2009;
4 - Candidatos admitidos através de Transferência e Mudança de Curso de 23 de Setembro a 2 de Outubro de 2009;
5 - Candidatos admitidos através dos Regimes Especiais de 18 a 24 de Setembro de 2009;
6 - Restantes alunos de 7 a 11 de Setembro de 2009.*
*Documentação necessária:
- Fotocópia do documento de identificação;
- Fotografias (2);
- Boletim de Vacinas;
- Declaração de candidatura a bolsa de estudo;
Saudações Académicas,
O Depart. de Comunicação da AAG
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
De férias... mas sempre atentos!
Considerando o teor do ofício da Associação Académica da Guarda, datado de 21 de Agosto de 2009 e depois de reunião havida com o Presidente da referida Associação, decide-se alterar o valor das prestações da propina (2009-2010), para os cursos de Licenciatura (1ºCiclo) e para os cursos de Mestrado (2º Ciclo) em Educação, obrigatórios para o ingresso na profissão, previsto no nº1 do Despacho n.º56/P.IPG/09.
Download do Despacho n.º61/P.IPG/09
Mesmo em férias, a tua associação não deixou de estar a trabalhar, perante o anterior valor afixado pelo IPG no pagamento das prestações da propina 2009/10:
1ª prestação - 400€
2ª prestação - 220€
3ª prestação - 200€
A Associação Académica da Guarda, entrou logo em contacto com a Presidência do IPG, a fim de marcar uma reunião com grau elevado de urgência, pois considerávamos o valor da primeira prestação muito elevado, por isso, tentámos por via do diálogo chegar a um acordo que agradasse minimamente a ambas as partes.
Assim e porque as famílias portuguesas estão a viver grandes dificuldades financeiras, conseguimos reduzir o valor da primeira prestação, não atingindo um valor ainda mais baixo desejado por nós, mas reconhecemos que a redução de 100€ é bastante positivo.
Ficando agora oficialmente:
1ª Prestação - 300€
2ª Prestação - 300€
3ª Prestação - 220€
De reforçar mais uma vez, as boas relações que esta Associação tem mantido com a Presidência do Instituto Politécnico da Guarda, dando provas que o associativismo quando bem praticado, com seriedade, humildade, ética e muita dedicação, recolhe a seu tempo os devidos frutos.
Saudações Académicas,
O Presidente da Associação Académica da Guarda
Marco Loureiro
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Covilhã: X Congresso APOGESD

Procurar-se-á que as participações tenham em conta modelos e estratégias para a organização do desporto de forma a que este promova o desenvolvimento local e regional, nomeadamente reflectindo as respostas adequadas no âmbito da nova regulamentação jurídica das Federações e Associações Desportivas.
Outro objectivo será o de dar mais voz a profissionais e jovens alunos de 1º ciclo em Gestão de Desporto e Ciências do Desporto. Não que a participação maioritariamente académica de outros anos não seja desejável, mas importa atrair mais “profissionais do terreno”, que nos obriguem a reflectir nas boas práticas.
Assim, agrupam-se as comunicações e posters em 4 Temas centrais:
- Modelos de Organização Desportiva
- Desporto e Desenvolvimento
- Clubes, Associações e Autarquias
- Temas Livres
As comunicações seleccionadas terão sempre um arguente e os posters livres um comentário crítico pedagógico.
Ver site: http://xapogesd.ubi.pt/
sexta-feira, 3 de julho de 2009
terça-feira, 30 de junho de 2009
segunda-feira, 22 de junho de 2009
domingo, 21 de junho de 2009
AAG na Imprensa local
SECÇÃO: Guarda
Semana Académica da Guarda está cotada entre as cinco melhores do País
Segundo o presidente, o evento correu “como esperado, numa Semana Académica que não se via há muitos anos”. Para Marco Loureiro, este evento voltou a “ganhar notoriedade e abertura à comunidade local”. O presidente explicou que, muito pelo cartaz deste ano, a Semana Académica está cotada entre as cinco melhores do País, fazendo frente a academia s com quatros vezes mais estudantes que a cidade da Guarda. “Esta é a prova de que quando há vontade, quando há uma boa estratégia, e quando é aplicada essa mesma boa estratégia no evento, é possível ter sucesso”, refere Marcou Loureiro.
Um aspecto que parece ter sido do agrado dos estudantes, foi o das campanhas de sensibilização e prevenção, em relação ao álcool, e às drogas, por exemplo.
Academia gastou 170 mil euros no evento
Em termos financeiros e “contrariando o que muita gente dizia, que era arriscado, numa altura destas avançar com um evento desta natureza”, Marco Loureiro informou que o evento pagou-se a ele próprio.
O presidente aproveitou também para esclarecer um aspecto que considera não estar muito bem explicado. Segundo o mesmo “quem trouxe os Xutos & Pontapés à cidade da Guarda a cem por cento foi a AAG”.
Do orçamento inicialmente previsto para a realização desta iniciativa, 180 mil euros, a Academia gastou 170 mil, um pouco menos que o previsto. A adesão quer dos estudantes, quer da população do distrito da Guarda, agradou aos organizadores, que reafirmaram o fim-de-semana como as noites mais fortes.
Neste sentido, Marco Loureiro não percebe como é que a anterior Direcção “deixou as contas como estavam”. E deixam uma pergunta no ar. “Como é que é possível em dois anos seguidos a Semana Académica pagar-se a ela própria e as anteriores tinham sempre prejuízo?”.
No que respeita às contas gerais da Academia, Marco Loureiro espera até ao final do mandato acabar de pagar as dívidas da anterior Direcção, isto é a dívida a uma operadora móvel.
A Direcção da AAG aproveita para agradecer a todos os que de alguma forma ajudaram na realização desta iniciativa.
Fonte: www.novaguarda.ptquinta-feira, 4 de junho de 2009
terça-feira, 2 de junho de 2009
sábado, 23 de maio de 2009
Semana Académica culmina com mais um Desfile
O Desfile Académico, um dos principais símbolos da Academia, coloriu as ruas da cidade, num dos momentos de maior diversão para os estudantes, que é sempre aproveitado para lançar algumas críticas e farpas ao governo.
Fonte: Jornal Nova Guarda
www.novaguarda.pt
sexta-feira, 22 de maio de 2009
II Jornadas de Marketing 2009

Com o tema “Pensar Marketing”, o Núcleo de Marketing ambiciona em dois dias converter o IPG num ponto de encontro de experiências culturais e científicas combinando várias actividades convidando todas as comunidades internas e externas a participar de forma activa no evento. Pretende-se também, dinamizar o Campus do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) promovendo exposições e apresentações através da presença de empresas e organizações que irão aderir ao evento.
Definimos como Público-Alvo os alunos e docentes dos Cursos de Marketing, Comunicação e Gestão do IPG e de outras instituições do Ensino Superior Nacional que irão também participar.
Contamos no conjunto dos dois dias ter presentes cerca 350 participantes, estando no entanto as exposições disponíveis para cerca de 3 mil alunos, docentes e funcionários que constituem o Instituto Politécnico da Guarda.
Podem consultar o programa completo em anexo e mais informações em www.nucleodemarketing.org.
Prémio Segurança para Egiurban

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico da Guarda alcançou, através da equipa Egiteam, o terceiro lugar do “Prémio Segurança” na XXV European Shell Eco-Marathon que decorreu na Alemanha, de 7 a 9 de Maio.
+ Mais informação
ESECD e Núcleos promove...

+ Mais informação
quarta-feira, 20 de maio de 2009
domingo, 3 de maio de 2009
sábado, 2 de maio de 2009
Uma Academia... 2 Semanas Académicas!
Organização:
Associação Académica da Guarda
Secção Autónoma de Seia da Associação Académica da Guarda
segunda-feira, 27 de abril de 2009
sexta-feira, 17 de abril de 2009
AAG na Imprensa local
Associação Académica da Guarda celebra 25 de Abril
As celebrações iniciam-se com uma exposição alusiva à Revolução dos Cravos, na sede da AAG, estando agendado ainda para o mesmo dia um espectáculo de Fados, com o músico José Perdigão que vai apresentar o seu mais recente trabalho “Os Fados do Rock”.O momento musical terá lugar no auditório da Associação Académica da Guarda, numa actividade que não é direccionada única e exclusivamente à sociedade estudantil da cidade da Guarda, já que um dos principais objectivos da AAG para este evento é promover a “interactividade entre os estudantes e a comunidade da cidade da Guarda”
O bilhete de ingresso para espectáculo custa cinco euros e estão à venda na sede da Associação Académica da Guarda, e na Escola Superior de Saúde da Guarda.
As comemorações terminam com a Festa do Cravo, no Bar Bacalhau, na Associação Académica da Guarda, onde serão distribuídos Cravos a todos os participantes, e onde as músicas alusivas ao 25 de Abril serão uma constante.
Marco Loureiro salienta aproximação à cidade, José Perdigão quer aproximar todas as faixas etárias.
Para o presidente da Associação Académica da Guarda, Marco Loureiro, esta iniciativa promovida pelo Departamento Cultural da AAG visa proporcionar a todos “uma noite diferente do normal, até pela própria ligação que envolve este evento”. Marco Loureiro aproveitou para salientar que “estão criadas todas as condições para que seja feita a aproximação com a cidade da Guarda”, na medida em que esta iniciativa procura “contribuir para a qualidade cultural da cidade da cidade”.
José Perdigão, artista que vai actuar no auditório da AAG, considera que o seu trabalho “Os Fados do Rock”, produzido por José Cid, “assenta em cima do Pop Rock nacional, e é constituído por grandes temas que estão imortalizados na memória de todos os portugueses, como é o caso de Homem do Leme, dos Xutos e Pontapés, e tem como grande objectivo aproximar as faixas etárias, ou seja, juntando os avós com os netos”.
Relativamente ao facto de ter sido convidado para as comemorações do 25 de Abril da Associação de Estudantes da Guarda, José Perdigão acrescentou que se sente “muito feliz por vir ao auditório da Guarda festejar Abril”, aproveitando ainda a oportunidade para lembrar que é importante celebrar a “liberdade com responsabilidade”.
O espectáculo de José Perdigão não se vai limitar apenas ao seu novo trabalho, já que é intenção do músico ser muito “mais abrangente”.
quinta-feira, 16 de abril de 2009
sábado, 4 de abril de 2009
O outro lado da Semana Académica 2009



+ informações: contacta a Associação Académica da Guarda
e-mail: direccao_aag@hotmail.com
AAG na Imprensa Local

Buraka Som Sistema e Xutos na Semana Académica da Guarda
«Vamos ter o terceiro melhor cartaz do país». O presidente da Associação Académica da Guarda (AAG) mostra-se bastante entusiasmado com as bandas garantidas para mais uma edição da Semana Académica, que vai ter lugar entre 5 e 13 de Maio no pavilhão do NERGA. Com um orçamento de 180 mil euros, o dobro do ano passado, a festa tem como cabeças de cartaz Buraka Som Sistema e Xutos & Pontapés.
Marco Loureiro enaltece que a AAG «conseguiu trazer as duas bandas nacionais do momento», algo que só as academias de Coimbra e do Porto garantiram e que «nos últimos 10 anos nunca tinha acontecido»
Fonte: www.ointerior.pt
AAG na imprensa local

Xutos e Pontapés e Buraka Som Sistema na Guarda
Os Xutos e Pontapés, e os Buraka Som Sistema são as grandes atracções da edição 2009 da Semana Académica da Guarda, que vai decorrer de 5 a 13 de Maio. No dia da apresentação do evento, o presidente da Associação Académica da Guarda (AAG), Marco Loureiro, mostrou-se orgulhoso pela cidade receber “uma das cinco melhores semanas académicas do país”.
A AAG apresentou oficialmente o programa da Semana Académica da Guarda 2009. Apesar de todas as contingências financeiras, AAG considera que a Guarda vai ter “uma das melhores cinco semanas académicas do país”, tendo em conta a qualidade dos artistas que vão desfilar pelo palco do pavilhão do Nerga.
Foi neste contexto que o presidente da AAG apresentou o cartaz do evento, onde Os Xutos e Pontapés, os Buraka Som Sistema, e o já tradicional Quim Barreiros são as principais atracções, de um evento que não se limita a actividades músicas mas que engloba iniciativas de carácter desportivo e cultural.
Contudo, o presidente da AAG, Marco Loureiro, revelou que “apesar do cartaz de grande nível, a AAG teve em consideração a grave crise financeira que afecta o país, e por isso o preço dos bilhetes para o evento custarão cerca de 25 euros (bilhete geral para sócios da AAG), enquanto os ingressos diários variam entre os 6 e os 15 euros”.
Apresentando algumas novidades relativamente a anos anteriores, a Semana Académica inicia-se no dia 5 de Maio com o Baile de Gala, que este ano se realiza na Quinta de Santo António, em Maçainhas.
O dia 6 é marcado pelo tradicional “Enterro do Caloiro”, realizado no Campus do IPG. Segue-se a Serenata, no dia 7, em a Semana Académica se muda em definitivo para o pavilhão Nerga, com a noite das Tunas.
A banda do momento em Portugal, os Buraka Som Sistema, uma das principais atracções do evento, actuam no dia 8, antecipando a grande festa de dia 9, quando actuam os Xutos e Pontapés, numa aposta que, segundo a AAG, “acontece num timing excelente já que a banda comemora 30 anos de carreira e vai lançar um novo álbum”.
Segue-se a Missa dos finalistas, no domingo, dia também marcado pela música electrónica, com a presença dos Bulldozer e dos Desperados. Quim Barreiros actua no dia 11, e dia 12 é a vez dos Peste&Sida, no dia da Festa da Cerveja. A semana académica termina no dia 13, com o desfile académico, e com a Noite dos Resistentes, no bar académico “Bacalhau”.
Outras actividades marcam agenda dos estudantes
Além das actividades musicais, a Semana Académica da Guarda engloba diversas actividades desportivas. Na quarta e quinta-feira, dias 6 e 7, haverá actividades de Escalada, Voleibol, Matraquilhos Humanos, Futebol e Jogos Tradicionais, enquanto, no dia 9, realiza-se uma corrida de rolamentos (descida do campus de IPG).
Na vertente cultural, a AAG vai organizar um concurso de curtas-metragens, para dinamizar os intervalos dos concertos.
Segundo Marco Loureiro, o orçamentado da Associação Académica da Guarda para a Semana Académica ronda os “cento e oitenta mil euros”, o dobro do orçamento disponível para a última edição, sendo que os apoios “cobrem sessenta por cento dos custos. O restante será provavelmente cobertos com a venda dos ingressos e lucros adjacentes do evento”, explicou.
O presidente aproveitou a ocasião da apresentação da Semana Académica da Guarda, que decorrerá entre os dias 5 e 13 de Maio, para lembrar que a AAG “recuperou cerca de 40 mil euros de dívidas”, sublinhando que uma das principais apostas da direcção foi “a limpeza da imagem, já que “esta academia há três anos atrás estava numa podridão de imagem”.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Distinção Internacional para docente da ESTG

Mais informações
Fotos da Comemoração do Dia do Estudante 2009
Comemoração do Dia do Estudante 23_Março_2009 (Clicar na foto para ver mais...) |
sexta-feira, 27 de março de 2009
quarta-feira, 18 de março de 2009
Vem aí o Oppidana 2009
Mais uma vez, algumas das melhores Tunas nacionais, vão trazer à cidade da Guarda alegria e espectáculo, naquele que é o fim-de-semana do ano, onde se cria uma interacção especial entre a academia e a comunidade guardense.
Estarão presentes a concurso no espectáculo principal a realizar no Grande Auditório do TMG, no dia 28 de Março (sábado) pelas 21.30 horas:
- Tuna Universitária do Minho
- Tuna Académica de Lisboa
- Tuna Templária de Tomar
- Tunadão 1998 (Viseu)
Extra concurso subirá também a palco, a Tuna Académica da Guarda – Copituna d’Oppidana.
Mas não só do espectáculo a realizar no TMG será feito este evento – haverá uma interacção especial das tunas com a comunidade, durante a noite de sexta-feira (dia 27) pelos bares do centro da cidade terminado com uma mega festa a partir das 00h até às 04h no Bacalhau Bar na sede da Associação Académica da Guarda e no sábado à tarde (dia 28) com uma serenata na escadaria da Sé da Guarda pelas 16 horas.
A seguir ao espectáculo principal no TMG haverá ainda uma festa convívio, aberta a todo o público no pavilhão do Parque da Cidade.
De referir ainda que os ingressos para o espectáculo principal já estão à venda na bilheteira do TMG e custam 6 euros (todo o público).
terça-feira, 17 de março de 2009
AAG na Imprensa Local

A 10 de Dezembro de 2008, 600 alunos bolseiros do IPG ainda não tinham pago as propinas.«Há muitos alunos com dificuldades financeiras para estarem no ensino superior». O alerta é de Jorge Mendes, presidente do Instituto Politécnico da Guarda, que tem «entre 10 a 20» estudantes com pagamentos de propinas em atraso. No caso da Universidade da Beira Interior (UBI) também é público que há estudantes com problemas económicos, embora não tenha sido relevado a O INTERIOR o número de pessoas que não conseguiram pagá-las. No caso do IPG, o número de estudantes em falta já foi bastante superior neste ano lectivo, visto que a 10 de Dezembro de 2008, «cerca de 600 alunos ainda não tinham liquidado as propinas», mas por causa dos atrasos no pagamento das bolsas. Entretanto, «a maioria já pagou», havendo neste momento «um número que anda entre os 10 e os 20 alunos, não mais que isso», adianta Jorge Mendes. O responsável explica tratar-se de «pessoas que entraram na segunda fase do concurso e que se candidataram às bolsas», ainda não tendo recebido os respectivos montantes a que têm direito. A essas não foi exigido qualquer pagamento, acrescenta, adiantando que o IPG tem actualmente perto de mil alunos bolseiros. «Mas sentimos, no terreno, que há muitos alunos com dificuldades financeiras para estarem no ensino superior e não é pela questão da propina em si. É por tudo o que está associado», garante. Uma realidade comprovada pelos «pedidos sucessivos» a solicitar o adiamento do pagamento de propinas, que, por vezes, são aceites e noutras negados em virtude da «justificação apresentada não nos parecer correcta». De resto, uma das medidas concretas que o IPG está a aplicar para ajudar os estudantes mais carenciados é, precisamente, «o não cumprimento do regulamento das propinas», que estabelece que «10 dias após saírem as bolsas, o aluno tem de liquidar as propinas e nós não estamos a fazer isso». Mesmo assim, há estudantes «em situações limite e em casos extremos», que estão a ser apoiados pelos Serviços de Acção Social que garantem a sua alimentação. «Não há nenhum aluno do Politécnico da Guarda que possa dizer que não comeu porque os serviços lhe negaram essa possibilidade», assegura Jorge Mendes, adiantando que também existe «alguma flexibilidade» no pagamento dos quartos nas residências. «Muita gente que tem dificuldades, por vezes, não dá a cara. Se calhar, a situação mais grave em todo o ensino superior é a de alunos que realmente têm dificuldades, que fazem um enorme esforço para estudar e que acabam até por cumprir com as suas obrigações, mas certamente à custa de muitos sacrifícios pessoais, mesmo em termos de alimentação», exemplifica.
Também a Associação Académica da Guarda (AAG) reconhece que «há sempre muita dificuldade para descobrir determinadas situações, porque não é fácil o estudante assumir-se como pobre e dizer que não tem dinheiro perante os colegas», explica Marco Loureiro. O presidente da AAG acredita até que há muitos alunos que preferem sair à noite, «aparentando estarem bem financeiramente quando, na verdade, não estão». Prevê, por isso, que se a situação continuar a agravar-se, «lamentavelmente, alguns deles vão deixar de estudar». Já em finais de Fevereiro, no seu discurso de tomada de posse, o dirigente estudantil avisava que «todos os dias» há «centenas de estudantes» do ensino superior que «procuram trabalhos em regime "part-time", sujeitando-se ao trabalho precário, ou mesmo a abandonar temporariamente os estudos, a fim de conseguirem liquidar todas as despesas inerentes à sua formação académica».
Fonte: Jornal http://www.ointerior.pt/
domingo, 15 de março de 2009
sexta-feira, 13 de março de 2009
sábado, 7 de março de 2009
Comemoração do Dia do Estudante
Concurso de acesso para os maiores de 23anos
Prazos do concurso para o acesso ao ensino superior (Instituto Politécnico da Guarda) dos maiores de 23 anos, ano lectivo de 2009/2010, são os seguintes:
Divulgação e inscrições: até 30 de abril de 2009
Afixação e divulgação das datas da entrevista e provas: 8 de Maio de 2009
Realização das entrevistas: De 14 a 21 de Maio de 2009
Realização das provas teóricas e/ou práticas: De 25 de Maio a 19 de Junho de 2009
Divulgação da lista provisória de seriação: 3 de Julho de 2009
Reapreciação das provas: Até 10 de Julho de 2009
Divulgalção da lista definitiva de seriação: 17 de Julho de 1009
No caso de ser aprovado(s) algum(ns) curso(s) novo(s) poderá, a título excepcional, será aberta uma 2ª fase de candidaturas apenas para esse(S) curso(s).
sábado, 28 de fevereiro de 2009
Tomada de Posse da AAG ( Imprensa Local)
O presidente da Associação Académica da Guarda (AAG) voltou a criticar o «desinvestimento» do Estado no ensino superior. Na tomada de posse dos novos corpos sociais da Associação Académica da Guarda (AAG), Marco Loureiro considerou «inadmissível que, passados quase cinco meses, os bolseiros que chegaram à Guarda continuem sem ver um cêntimo nas suas carteiras». «Afinal, que tipo de Acção Social tem este país? Que diz investir na Educação e depois não apoia os mais carenciados a tempo e horas?», denunciou, interrogando o primeiro-ministro sobre «quem vai pagar o desinvestimento» do Orçamento de Estado destinado ao IPG, que foi «encurtado em cerca de dois milhões de euros, cobrindo assim apenas cerca de 90 por cento das despesas permanentes».
AAG na Imprensa Local (Tomada de Posse AAG)

Bolseiros do IPG ainda sem bolsas
Marco Loureiro voltou a tomar posse, na semana passada, como presidente da direcção da Associação Académica da Guarda (AAG).
Após o acto eleitoral, onde não apareceram concorrentes, Marco Loureiro quer continuar a apostar na boa imagem que considera que a Associação tem junto da cidade, e que, segundo este, já há muito havia sido perdida.
“Após um mandato há frente desta grandiosa Academia, mostrámos a todos que fomos capazes de ter ideias, de apresentá-las, e o mais importante, de concretizá-las”, referiu Marco Loureiro, que prometeu, “continuaremos o nosso trabalho”. Trabalho árduo, segundo o responsável financeiro da AAG, Márcio Moreira, que voltou a lembrar a dívida de mais de 50 mil euros deixada por anteriores direcções da Academia, pedindo a “ajuda” tanto do IPJ como da Câmara da Guarda, no apoio à instituição.
O presidente da AAG não deixou de criticar o Governo, na sua tomada de posse. “Como podemos nós, continuar a ver o ensino superior cada vez mais pobre e sem investimento sólido, para que a qualidade de ensino seja maior e que esteja ao alcance de todos os desejam estudar”, perguntou-se, criticando o Orçamento de Estado, que terá reduzido dois milhões de euros ao orçamento do Instituto Politécnico da Guarda, que, para já, cobre apenas 90% das despesas permanentes, com pessoal docente e não docente, entre outras despesas inerentes à instituição.
Marco Loureiro considera que o desinvestimento será pago pelos estudantes, mas garante que “não vamos ficar congelados, a ver a caravana passar”.
Bolseiros ainda sem bolsa
O presidente da Associação Académica da Guarda sublinhou a situação dos novos estudantes do IPG, que foram admitidos neste ano lectivo, que ainda não receberam as bolsas devidas. “É inadmissível que ao fim de quatro meses, quase caminhando para cinco, que os estudantes bolseiros que chegaram à Guarda continuem sem ver um cêntimo nas suas carteiras”, disse, apontando o dedo ao ministro Mariano Gago, que acusa, “tem culpa”, e argumenta “foi o senhor ministro que mandou fazer cumprir a lei que regula a fórmula de cálculo da atribuição das bolsas de estudo, que a nosso ver é injusta e desajustada ao nosso poder económico”, apontando que a situação leva a que muitos estudantes procurem trabalhos em part-time para fazer face às despesas dos estudos.
Mais apoio aos trabalhadores estudantes e ao ensino nocturno
Marco Loureiro defende ainda um maior apoio aos estudantes que, já exercendo uma profissão, querem estudar. “Somos conscientes que o ensino nocturno é importante existir e concordamos em pleno que se projecte mais, pois disponibiliza graus académicos, em horário pós–laboral, trazendo assim mais estudantes para a esta Instituição”, referiu, salientando que “não basta querer que venham, é imperativo apoiá-los nas diferentes dificuldades que vão surgindo no decorrer da sua formação”, lançando a ponte para falar dos trabalhadores estudantes. “Pedimos ao Conselho Geral e respectivos Conselhos Científicos de cada escola do IPG, que se tenha mais sensibilidade nas directrizes e regulamentos internos que regem o estatuto de trabalhador-estudante, não deixando que alguns docentes deturpem os mesmos, como tem acontecido até então, por iniciativa própria, prejudicando assim a vida académica a estes nossos colegas”. Marco Loureiro, criticou aqui também o Processo de Bolonha, que “veio agravar a situação, pois passou por cima do principal motivo da existência deste estatuto de trabalhador-estudante, que é ajudar o estudante que trabalha, que, em muitos dos casos, necessita do seu emprego para poder financiar os seus estudos”, tendo o presidente da AAG escutado depois a resposta de Jorge Mendes, presidente do IPG, que garantiu que irá pedir uma maior uniformização no tratamento e apoio a este grupo de estudantes, bem como aos maiores de 23 anos.
Marco Loureiro agradeceu, no final, o apoio do Instituto Português da Juventude no apoio de muitas das actividades da Associação Académica da Guarda.