Dívidas não largam Associação Académica

«Os dirigentes que nos antecederam desde 2005 abriram um buraco gigantesco na AAG que nós estamos a resolver. Mas, infelizmente, ainda hoje somos confrontados com dívidas, como a do hotel, que não constavam dos seus relatórios de contas», refere Marco Loureiro, presidente da associação académica, que representa os 3.600 estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). No caso da TMN, o dirigente esclareceu que o assunto estava em tribunal, mas que, «fruto do diálogo encetado com a empresa por esta direcção», foi encontrada uma solução. «Pagámos uma parte do valor total das chamadas em dívida e a operadora perdoou os juros de mora e a penalização referente à quebra de contrato», disse, revelando que, só em chamadas, a associação devia 4.500 euros desde 2005.
Segundo Márcio Moreira, tesoureiro, a AAG deve actualmente cerca de 7.500 euros à empresa que organiza as semanas académicas e 4.114 euros reclamados agora pela unidade hoteleira. «Esta dívida vem estragar-nos as contas e inviabilizar a aquisição de uma carrinha, pois devemos ser a única associação académica do país que não tem meio de transporte próprio”, lamenta o responsável, acrescentando que a direcção – cujo segundo mandato termina no final do ano – já pagou «44 mil euros dos 55 mil que a associação devia quando chegámos». De resto, os dirigentes anteriores não foram poupados: «Não podemos accionar os tribunais porque os relatórios de contas foram aprovados e os directores não podem ser responsabilizados individualmente. Caso contrário, havia dois ou três meninos que iam dentro», afirmou Marco Loureiro.
Os dirigentes visaram directamente os mandatos de Sérgio Raposo, Nuno Silva e Sérgio Pinto, a quem acusaram de ter usado o associativismo académico para alcançar «outros “poleiros” profissionais e políticos».
Entretanto, a AAG anunciou a aquisição do equipamento de som que faltava no auditório da sede, num investimento de 3.800 euros, que foi inaugurado na terça-feira por ocasião dos 21 anos da associação do IPG.
Outra novidade revelada por Marco Loureiro é a disponibilização aos estudantes do novo cartão de associado, que vai permitir descontos em cerca de 180 lojas e serviços por todo o país. «É um projecto pioneiro nesta academia. Muitos prometeram-no, nós vamos concretizá-lo ainda antes de terminar o nosso mandato», referiu o presidente da AAG, que disse ainda que a Semana do Caloiro vai decorrer de 2 a 8 de Novembro. O programa é divulgado esta semana.
Fonte: Jornal O Interior www.ointerior.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário