sábado, 18 de outubro de 2008

AAG na Imprensa

Guarda: Semana do Caloiro especial em ano de aniversário da AAG

Mais dias, mais espaços e bilhetes mais baratos. A Semana do Caloiro da Guarda, que decorre de 20 a 25 de Outubro, chega recheada de novidades. São seis dias com um sabor especial, porque a Associação Académica está de parabéns. Faz 20 anos.

É com ansiedade e expectativa que se espera a chegada da Semana do Caloiro na Guarda. O dia 20 de Outubro tem um significado especial no calendário da Associação Académica. É nesse dia que se assinalam os 20 anos da associação e é nessa data que arranca a Semana do Caloiro este ano.
Marco Loureiro, presidente da associação, diz que foi adoptado “um modelo diferente” no sentido de “apelar à participação dos estudantes”. Deste modo, para além dos habituais três dias de festa, os alunos têm agora animação ao longo de seis noites. Os estudantes vão também iniciar o novo ano lectivo em diferentes espaços da cidade.
O Campus do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a Catedral Café e o Estádio Municipal vão servir de palco à festividade. É exactamente no Campus do IPG que a comemoração tem início. Durante a tarde do dia 20, há fogo de artifício e um espectáculo de raios laser agendado. Marco Loureiro revela ainda que será apresentado um filme sobre os 20 anos da associação.
Para apagar as velas, a Académica da Guarda traz os Guitar Groove Master e o DJ Amorim à cidade. O aniversário dá direito a entrada livre aos estudantes na primeira noite. No dia 21, terça-feira, a comemoração muda-se para a discoteca, onde o DJ Mouse promete aquecer as hostes.
A quarta-feira fica marcada pelas vozes da Egitúnica, a Tuna Feminina do IPG. O cartaz dá ainda conta da presença de Ângelo Brás. Mas a actuação mais aguardada chega no dia 23. Slimmy viaja de Londres para a Guarda para actuar no palco do Estádio Municipal. Ainda nesta noite, haverá bastante energia ao som da banda de hardcore Promethevs.
A entrada no fim-de-semana começa animada, com Quim Barreiros. As músicas do cantor vão misturar-se com o hip-hop de G-Ward.
No dia 25, sábado, os caloiros são baptizados. À noite, a música do grupo que encerra a Semana do Caloiro chega directamente do Brasil. Cidinho e Doca trazem o “Rap das armas” aos estudantes da Guarda. Mas a festa não podia terminar sem a presença da Copituna d'Oppidana, a tuna do IPG.
Na Guarda, a média de alunos a participar nas actividades da recepção ao caloiro ronda os 700. “Contamos ter mais este ano”, salienta. Para alcançar o objectivo, o preço dos bilhetes foi reduzido. O ingresso geral para estudante custa 17 euros, e o diário não ultrapassa os 6 euros.
Associação vai apelar ao associativismo
Aproveitando os 20 anos de existência, a Associação Académica da Guarda (AAG) vai promover, junto dos estudantes, a importância do associativismo. O presidente da AAG teme que com Bolonha os alunos se afastem das questões associativas, por isso o grande objectivo é “envolver mais os estudantes” no trabalho que se realiza no instituto.

Em época de festejo há novos projectos em fase de planeamento. O dirigente da associação revela que vai ser criado “brevemente” o coro do IPG, que será dirigido por um docente. “Queremos fomentar novos géneros musicais”, justifica.

Marco Loureiro salienta ainda que tem sido feito um esforço em prol da "revitalização financeira" da estrutura. “É marcante dirigir a associação nos 20 anos de existência”, conclui.
Fonte: Canal UP (www.canalup.tv)

Sem comentários: