sábado, 18 de outubro de 2008

AAG na Imprensa

Semana do Caloiro do IPG de 20 a 25 de Outubro

A Semana do Caloiro, como prometido pela actual direcção da Associação Académica da Guarda, terá a duração de uma semana e é aproveitada para comemorar os 20 anos da Academia na cidade mais alta.
Os brasileiros Cindinha e Doca, que fazem banda sonora no filme Tropa de Elite, encerram uma Semana do Caloiro que, como sempre, contará com Quim Barreiros e muita prata da casa.

A Semana do Caloiro realiza-se este ano mais cedo que o habitual. De 20 a 25 deste mês a festa que recebe os novos alunos do Instituto Politécnico da Guarda é das primeiras a acontecer no País, senão a primeira, antecipando-se, estrategicamente, às de Viseu e da Covilhã, que são as concorrentes mais directas da da Guarda.
A antecipação da data deve-se ainda, segundo a direcção da Associação Académica, a Bolonha, para que os alunos não saiam prejudicados porque, nestes dias, como será normal, as aulas não serão a principal prioridade dos estudantes.
A Semana do Caloiro será feita em diferentes espaços, passando pelo Campus Politécnico, onde decorrerá a sessão solene de boas vindas, no dia 20, numa iniciativa conjunta com a direcção do IPG, onde serão anunciados os vencedores dos prémios de um concurso lançado pelo Instituto para o merchandising da instituição. Já a noite do primeiro dia da Semana do Caloiro abre em grande. Um espectáculo único e que acontece pela primeira vez, será realizado com fogo-de-artifício e raios lazer. Marco Loureiro admite que este tipo de espectáculo tem custos acrescidos, mas a AAG conta com o apoio do IPG e assinala também os 20 anos da Associação Académica da guarda. Depois segue-se a música, primeiro com uma banda onde o vocalista é o principal autor das letras da Copituna, seguindo-se a actuação do Dj Amorim.
O dia 21, terça-feira, será preenchido, da parte da tarde, com o tradicional Rali das Tascas e a noite será levada até ao Café Discoteca Catedral, onde actuaram vários Dj’s.
Já na quarta-feira, dia 22, a festa dos caloiros passa para o Pavilhão do Estádio Municipal, com a tuna feminina do Politécnico, Egitúnica, e a noite terminará com Ângelo Brás. Para este dia está marcado o dia do Arraial de Cerveja.
A quinta-feira é dedicada aos jogos tradicionais, durante a tarde, e a noite contará com uma banda que está já destacada para os MTV Awards deste ano.
A tarde do penúltimo dia da Semana do Caloiro será passada no auditório da Associação Académica, com alguns espectáculos a serem realizados por parte dos novos alunos do Politécnico. Há noite, haverá um espectáculo de Hip-Hop e o concerto do já mítico Quim Barreiros, que apesar da presença constante nas Semanas Académicas, não deixa de ser aposta das organizações, sendo, no caso da Guarda, o concerto que trará uma das maiores fontes de receita.
O último dia, 25, sábado, será o dia do Desfile pelas ruas da cidade da Guarda. o encerramento da Semana do Caloiro deste ano vai contar com artistas internacionais. Cindinho e Doca, famosos com o Rap da Armas que faz banda sonora do filme Tropa de Elite.
Promessa cumprida
A antecipação da Semana do Caloiro deve-se às condicionantes que a formação de Bolonha implica na vida dos estudantes. “Bolonha não deixa grandes espaços no calendário” disse Marco Loureiro que, tal como havia prometido aos estudantes, realiza uma Semana do Caloiro, apesar de algo modesta em relação à Semana Académica, mas que ocupa efectivamente uma semana no calendário, e não um fim-de-semana, como havia criticado antes à anterior direcção da AAG. Também a questão financeira não se compara. A Semana do Caloiro é muito mais barata que uma Semana Académica. A última custou 120 mil euros, e esta não deverá chegar aos 50 mil, já num cenário de uma possível derrapagem, onde o orçamento se vê agravado com um aumento do cachê de Quim Barreiros e dos 10 mil euros que cobram Cindinho e Doca, banda brasileira que está em digressão pelo nosso País.
Quanto a bilhetes, ainda não há um preço definido, mas o Bilhete Geral não custará mais que 18 euros e os diários andarão à volta dos 5 euros, preços inferiores aos praticados nos anos anteriores.

Fonte: Jornal Nova Guarda Por: José Paiva

Sem comentários: