segunda-feira, 27 de outubro de 2008

AAG na Imprensa

Estudantes em festa preparam manifestação

Associação Académica da Guarda comemora 20 anos

A Associação Académica da Guarda está a comemorar o vigésimo aniversário. Em clima de festa as lutas estudantis não são esquecidas e, dia 29, haverá manifestação nas ruas contra os cortes dos apoios na Acção Social.
A actual direcção da Associação Académica da Guarda faz um balanço “muito positivo” dos últimos 20 anos desta instituição. Com uma Sede própria de fazer inveja a muitas outras academias do País, a AAG tem sabido estar ao lado dos estudantes nas lutas que houve necessidade de travar e continua, hoje, naquelas que se avizinham.
Marco Loureiro, presidente da Associação Académica da Guarda, destaca o papel positivo da história da associação. “Não podemos esquecer algumas das grandes vitórias que esta academia teve, na eleição, por três vezes, de um presidente na Federação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAESP), o que, só isso, prova que os dirigentes desta academia têm valor e poder reivindicativo muito bom”, disse Marco Loureiro, ainda assim, aponta algum desleixo nos últimos anos, que levou a “problemas financeiros”, já ultrapassados quase na totalidade.
A Associação Académica da Guarda “soube estar presente”, durante os últimos 20 anos, em várias lutas, e diz Marco Loureiro, sempre no intuito de “dar voz aos estudantes”.

Manifestação dia 29
A capacidade reivindicativa dos estudantes vai voltar a ser colocada em prática. “Houve um grande acontecimento na semana passada, e que também vai ser de tremenda importância” revela Marco Loureiro, destacando o papel dos estudantes na exigência e reivindicação de direitos. “Foi aprovado um protesto em Assembleia Geral de Alunos, pois os estudantes exigiram que a AAG tomasse uma posição muito forte, no ataque que o Ministério está a ter na Acção Social, quer para o Instituto, quer para as outras instituições de ensino a nível nacional”, diz, explicando que, nesse sentido, a Associação Académica da Guarda vai avançar com uma manifestação de rua, na próxima quarta-feira, dia 29. “Apesar de estarmos em festa [Semana do Caloiro] não podemos esquecer aquilo para que fomos eleitos”, frisa Marco Loureiro, destacando que esta tomada de posição teve o aval de 190 estudantes, em Assembleia Geral de Alunos. “Demonstra uma vontade dos estudantes de contestar esta política social [do Governo], que está a querer liquidar o ensino superior público no Interior, e nós não podemos aceitar isso”, diz o presidente da Associação Académica da Guarda, que confirma a manifestação de rua.

Boas relações institucionais
Se, no início, não se previa uma relação pacífica entre a Associação Académica da Guarda e a direcção do Politécnico, a verdade é que ambos surpreenderam. “Desde a nossa tomada de posse, as relações, que pareciam não começar bem, têm vindo a funcionar bem e, até hoje, não podemos apontar um dedo, não tem havido falhas para connosco” conta Marco Loureiro, que destaca a cordialidade que tem existido entre as duas instituições. “O simples facto de sermos convidados para todas as sessões em que o Instituto está representado, e vice-versa, é algo de positivo”, conclui o presidente da AAG, que está também satisfeito com a relação com a cidade da Guarda, que, segundo este, “começa a ter uma abertura diferente”.
Quando à crise financeira pela qual passou a Associação Académica da Guarda, a situação actual é satisfatória. Se no aniversário dos 20 anos a AAG pudesse receber uma prenda a gosto, “uma entrada de 15 a 20 mil euros” era o presente ideal, garante Marco Loureiro, presente este que colocaria as contas da academia com um saldo “positivo”.

Sem comentários: