segunda-feira, 21 de julho de 2008

IPG realiza a 6ª Edição do Concurso Robô Bombeiro

Politécnico da Guarda promove concurso nacional de robótica


O Departamento de Informática, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, vai promover nesta cidade, no próximo dia 26 de Julho, a sexta edição do Concurso Robô Bombeiro.
Este concurso nacional de robótica, organizado desde 2003, é especialmente dirigido aos alunos dos ensinos secundários e superior, embora esteja também aberto ao público em geral.
O objectivo da competição é testar a operacionalidade de pequenos robôs móveis e autónomos que têm como missão encontrar e apagar um incêndio (simulado por uma vela) num modelo de casa formado por corredores e quartos.

Com esta iniciativa, pretende-se, igualmente, divulgar a ciência e a tecnologia junto do cidadão comum e promover a robótica, entendida como uma das tecnologias chave do século XXI.
Para além destes aspectos, o Departamento de Informática da ESTG/IPG procura “proporcionar um evento, extracurricular, interessante e divertido, onde os alunos possam aplicar na prática os conhecimentos multidisciplinares tipicamente adquiridos em cursos de engenharia. Divulgar a ciência e a tecnologia que se desenvolve em todo o país, na cidade da Guarda, é um dos pontos chaves do concurso”, sustenta Carlos Carreto, Director do Departamento de Informática daquela Escola Superior do Politécnico da Guarda.

De referir que este concurso tem suscitado um grande interesse, sendo notória a evolução ao longo dos anos, tanto em número de participantes como na complexidade dos robôs a concurso.
O concurso decorrerá no Pavilhão de São Miguel, na Guarda; o período da manhã será dedicada a treinos por parte das equipas e a competição terá início pelas 15 horas.
A Entrada é Livre!!!

Sem comentários: