terça-feira, 9 de março de 2010

AAG na imprensa: Novos Órgãos Sociais da AAG já tomaram posse

Apelo à união na tomada de posse dos novos órgãos da Associação Académica da Guarda


Marco Loureiro não quer “birras” a prejudicar Instituto


Marco Loureiro apelou às entidades para que“não virem as costas ao Instituto Politécnico da Guarda”

Marco Loureiro, aluno do curso de Animação Sociocultural, da Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto (ESECD), foi empossado, pela terceira vez consecutiva, presidente da Associação Académica da Guarda (A.A.G.). No discurso de tomada de posse do novo executivo da A.A.G., o presidente dos estudantes salientou a importância do “momento histórico que a eleição representa”, lançou duras críticas ao “estrangulamento financeiro das instituições de ensino superior” e apelou à união como única forma de fortalecer o Instituto.

A terceira tomada de posse consecutiva de Marco Loureiro, enquanto presidente da A.A.G., ficou marcada por um discurso bidireccional, elogioso para com as entidades da Guarda, e crítico relativamente às políticas educativas do Governo, num País que é “o terceiro da Europa onde as propinas são mais caras”.

“Assistimos a um estrangulamento financeiro na ordem dos 200 milhões de euros, que atira as instituições de ensino para um cenário de total subfinanciamento e que implica o encerramento de serviços e espaços, o despedimento de funcionários e professores e a degradação profunda da qualidade do ensino”, lembrou o presidente da A.A.G.

Além disso, Marco Loureiro criticou ainda a solução encontrada pelo ministro da Ciência e do Ensino Superior, Mariano Gago, uma vez que os empréstimos bancários, especialmente direccionados para estudantes, vão fazer com que mais “de 10 mil estudantes saiam para o mercado de trabalho endividados”.

“A luta contra este modelo de propinas, por uma acção social mais justa, a luta pelos direitos dos trabalhadores estudantes, a necessidade de um ensino mais plural, mais crítico e construído por todos é algo que esta Associação e todo o movimento estudantil não vão, nem podem, deixar de reivindicar”, referiu o presidente da A.A.G.


“Todas as nossas relações têm sido marcadas pelo respeito”

Contudo, o discurso do recém-eleito presidente da A.A.G. não conteve apenas tiros. Além das críticas para o exterior, leia-se direccionadas para fora das fronteiras do Distrito, Marco Loureiro fez questão de salientar as “excelentes relações com o Instituto Politécnico da Guarda (I.P.G.)” assim como com todas as entidades presentes, a quem deixou um apelo de união “em prol dos estudantes da Guarda”.

“Aos guardenses, aos empresários, às diferentes públicas e privadas, à Câmara Municipal da Guarda queremos deixar, mais uma vez, um apelo: não virem as costas ao I.P.G., não deixem que pequenas rivalidades, discordâncias e birras sejam mais importantes que ter um grande Instituto capaz de atrair mais estudantes para este interior”, apelou o dirigente.

Numa referência ao próximo mandato, e que será o seu último à frente dos destinos da A.A.G., “Marcão”, como é conhecido no meio estudantil, estabeleceu vários objectivos, entre os quais a pavimentação da esplanada da Associação.

“Para este mandato temos vários projectos, dos quais destaco a pavimentação da esplanada, em conjunto com a presidência do I.P.G., a aquisição de uma carrinha de oito lugares, para servir as nossas secções desportivas e culturais, assim como continuaremos a apostar fortemente no desporto, na cultura e em acções de carácter social”, concluiu.

O presidente do I.P.G., Jorge Mendes, destacou que “a relação institucional entre as duas entidades tem sido pautada pelo respeito”, num ambiente em que “se respeita a diferença e se cultiva o diálogo”.

Aproveitando a ocasião o presidente do Politécnico fez questão de “cumprir uma promessa antiga” e, em jeito de presente pelo trabalho desenvolvido, ofereceu à A.A.G. um computador portátil, que se juntou a um computador de mesa e uma tela de projecção oferecida pela ESECD.

OS ÓRGÃOS

O presidente da A.A.G. é Marco Loureiro, tendo como vice-presidente Vasco Roque. Cátia Madeira é vice-presidente pela Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, Ricardo Arede pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Nuno Ramos pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria e António Borges pela Escola Superior de Saúde.

O tesoureiro é, uma vez mais, Márcio Moreira, enquanto Marina Gabriel e Cátia Figueiredo desempenham as funções de 1ª e 2ª secretárias, respectivamente.

Filipe Rebelo é o presidente da Assembleia-Geral, que conta também com Mickael Silva, 1º secretário, e Patrícia Alves como 2ª secretária.

No Conselho Fiscal, Álvaro Neves é o presidente, enquanto Sandrina Figueiredo desempenha as funções de relatora e Viviana Neto de secretária.

Devido à reestruturação da A.A.G., para este mandato a Academia está dividida em três secções. Na secção Cultural e Desportiva João Bica é o director, enquanto Mónica Lopes é a directora da secção de Comunicação e Informação. Nuno Sousa é o responsável pela Política Educativa e Acção Social.

Sem comentários: