terça-feira, 9 de março de 2010

AAG na Imprensa: Jornal A GUARDA

Edição de 04-03-2010 - Jornal A Guarda


Associação Académica da Guarda

Marco Loureiro fica na história por ter sido eleito três vezes consecutivas

O presidente da Associação Académica da Guarda (AAG), Marco Loureiro, que na quarta-feira, 24 de Fevereiro, tomou posse para mais um mandato, considerou o momento histórico porque “pela primeira vez, o mesmo presidente é eleito três mandatos consecutivos”.
No seu discurso, disse ter “perfeita consciência da responsabilidade que nos foi entregue pelos alunos que votaram e apostaram mais uma vez em nós”, assumindo que a reeleição “demonstra bem” o trabalho, a dedicação, a honestidade e a determinação “que temos tido em prol dos interesses dos alunos que representamos, do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e de todo o distrito”.
“Esta Associação tem, cada vez mais, um importante papel a desempenhar na construção de um ensino democrático, com qualidade, onde a cultura, o desporto e a cidadania estejam de mãos dadas ao longo do nosso percurso académico”, afirmou, prometendo “continuar a construir um modelo de associativismo que dignifique sempre positivamente o movimento estudantil”.

Para o novo mandato, Marco Loureiro anunciou a concretização de vários projectos, dos quais destacou “a pavimentação da nossa esplanada, em conjunto com a presidência do IPG, a aquisição de uma carrinha de 8 lugares para servir todas as nossas secções desportivas e culturais”, sendo também certo que “apostaremos fortemente no desporto, na cultura e em acções de carácter social”.

O dirigente também garantiu que “a política educativa no IPG e a nível nacional não vão ser esquecidas” e que da presidência do Instituto espera “continuar a ter esta tão boa relação e cooperação, que tem unido o nosso Instituto, sem nunca esquecer a nossa independência e as nossas diferenças institucionais”. “A via do diálogo tem sido o melhor meio que esta associação tem utilizado, trazendo muitas vitórias para os estudantes nas nossas constantes reivindicações. Assim queremos continuar”, prometeu.

“Aos Guardenses, aos empresários, às diferentes entidades públicas e privadas, à Câmara Municipal, queremos deixar mais uma vez um apelo: não virem costas ao IPG, não deixem que pequenas rivalidades, discordâncias e birras sejam mais importantes que ter um grande Instituto, que atraia mais estudantes a este nosso Interior, para que o investimento, o desenvolvimento local e o combate à desertificação não seja uma ilusão, mas sim uma realidade”.

Entretanto, Marco Loureiro aproveitou a presença do Governador Civil para “deixar algumas criticas e recomendações” ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. “O Governo ficou marcado no início deste mandato pela encenação em torno dos 100 milhões de euros do contrato de confiança estabelecido com Universidades e Politécnicos. Contudo, este valor apenas recupera os níveis de financiamento de 2005 e nem servirá sequer para cobrir os défices acumulados pelas instituições nos últimos anos. Assim, assistimos a um estrangulamento financeiro na ordem dos 200 milhões de euros, atirando as instituições de ensino para um cenário de total sub-financiamento, implicando o encerramento de serviços e espaços, o despedimento de funcionários e professores e a degradação profunda da qualidade do ensino”, denunciou.

O presidente do IPG, Jorge Mendes, também presente na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da AAG para 2010, falou das boas relações institucionais existentes e mostrou-se disponível para as manter.
Jorge Mendes aproveitou o momento para entregar várias prendas à AAG que já tinham sido prometidas: um piano eléctrico, uma tela de projecção e dois computadores (um de mesa e outro portátil).

Sem comentários: